Sede da Copa do Mundo de 2010, a Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul. Conhecida pelas belas paisagens e pela miscigenação de culturas, a cidade é considerada uma das mais bonitas do mundo.

Para entrar na África do Sul, é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação com a vacina contra a Febre Amarela tomada pelo menos 10 dias antes da viagem – aqui estão as informações importantes sobre o Certificado. São cerca de 11 idiomas oficiais no local, mas, é muito comum que os habitantes também falem inglês, então dá para se virar tranquilamente na cidade. A moeda oficial é o rand (R), e é importante acompanhar a cotação enquanto planeja a sua viagem. A melhor maneira de se locomover pela Cidade do Cabo é de carro, já que o transporte público é o ponto fraco da cidade. O site Rentalcars pode ajudar na hora de escolher a companhia e fornecer os melhores preços.

cidade do cabo

Cidade do Cabo

O que fazer?

Logo que se chega a Cidade do Cabo, se vê Table Mountain, uma montanha com 1.085 metros de altura. E é linda de qualquer ângulo, do chão ou do alto. A subida pode ser feita a pé, nas mais de 100 trilhas guiadas que podem ser feitas por lá – prepare o fôlego! – ou de bondinho, chamado Cableway. De lá de cima dá para ver toda a cidade e o infinito azul do Oceano Atlântico.

A vista para Table Mountain

Waterfront é a região portuária da Cidade do Cabo, uma das mais famosas e bastante agitada, cheia de lojinhas e restaurantes – os shoppings dessa região são famosos, não deixe de conhecer Victoria Wharf . Também dá para fazer passeios em Waterfront, como ver o pôr do sol do barco, fazer scuba diving e até mergulhar com tubarões!

O FoodMarket é uma ótima opção para comer, possui várias barraquinhas de comida e bebida de várias partes do mundo com um preço bastante acessível. O Craft Market é uma ótima opção para quem deseja comprar artesanato local – os produtos são bem variados. A região de Long Street é boa para compras durante o dia, mas, é um point durante a noite – é cheia de restaurantes, bares e boates. É uma boa oportunidade para conhecer mais gente.

Para conhecer mais da história da cidade e entender porque ela é sinônimo de miscigenação cultural, aposte em conhecer alguns bairros: o Bo-Kaap tem casinhas coloridas e é um reduto muçulmano na África do Sul; Toember Sloof e Muizemberg são resquícios da colonização inglesa no país; City Bowl é um bairro gostoso e apresenta traços da colonização holandesa na cidade. Se quiser se aprofundar mais ainda, vale o passeio a Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso – o passeio sai de Waterfront, durante a tarde.

africa 2

Waterfront

A Cidade do Cabo tem paisagens das mais variadas, e suas praias são lindas. Camps Bay é a praia mais agitada da cidade, com águas cristalinas e geladas durante o ano todo. A estrutura da praia é ótima, e a vista é incrível: vê-se uma formação rochosa de Table Mountain, chamada Doze Apóstolos. Também há a região das praias de Clifton – são 4 praias: a primeira possui boas ondas e é bastante procurada por surfistas, a segunda e a terceira praia são praias mais tranquilas e mais família, já a quarta praia é a mais agitada, cheia de jovens e iates no mar. Vale lembrar que as águas da África do Sul contam com a presença de um animal marinho bastante temido, o tubarão – então fique bastante atento a placas e limites espalhados pelas praias.

Outro passeio imperdível na Cidade do Cabo é contornar sua península de carro. Passando pela Chapman’s Peak Drive  e, a vista é incrível – cheia de montanhas e sempre com o mar na linha do horizonte. Passe pelo famoso Cabo da Boa Esperança e conheça o Castelo da Boa Esperança, que é o prédio antigo mais intacto de toda África do Sul – e pare em Cape Point para apreciar a bonita vista do farol. Aproveite e conheça Boulder’s Beach, que é a famosa – e fofa – praia dos pinguins! A observação dos animais é feita de um deck, eles que são as estrelas e ficam na praia!

africa 3

Boulder’s Beach

Aproveitando o embalo de passeios de carro, se você gosta de vinhos não deixe de conhecer as vinícolas sul africanas como a Groot Constantia – está a cerca de 15 km do centro da cidade – e Frasnschhoek, que fica a 80 km da cidade. Para saber qual é a melhor maneira de transportar vinho na mala, é só dar uma lidinha aqui!

O que/Onde comer?

Comer é mais uma das atrações da viagem a Cidade do Cabo. Há restaurantes de várias partes do mundo, e com um preço ótimo! Pela proximidade com o mar, os peixes e frutos do mar fazem parte das grandes atrações dos restaurantes sul africanos, e é muito fácil encontrar o famoso fish&chips! Os samosas também são fáceis de encontrar, são tipo pastéizinhos recheados de carne ou vegetais que vem servidos com um molho condimentado.

O restaurante Addis in Cape é um ótimo lugar para provar comida típica africana, assim como o Karibu – são ótimos restaurantes com preços muito bons. Aliás, é possível fazer uma ótima refeição sem gastar muito na cidade! O restaurante Mama Africa é onde se pode encontrar as carnes mais “diferentes” do que estamos acostumados, como de crocodilo, avestruz ou veado, por exemplo. É um restaurante bastante turístico, mas é uma verdadeira experiência gastronômica. O Two Oceans oferece um cardápio variado e é ótimo para uma refeição mais rápida. II Leone é uma boa dica de restaurante italiano. O UMI é um restaurante japonês que vale a pena a visita.

Hospedagem/Onde ficar?

Como a cidade é bastante turística, a rede hoteleira é variada – de todos os estilos e preços, desde hostels até hotéis bem luxuosos. A localização é importante, mas, tudo fica mais fácil alugando um carro, o que faz com que não seja preciso ficar em uma região tão central – mas, leve em consideração a proximidade de restaurantes, comércios e facilidade de chegar aos pontos turísticos. A melhor região para ficar, e que concentra o maior número de hotéis é Waterfront, mas, bairros como Green Point e Sea Point também são boas opções. Algumas opções de hospedagem são: Radisson RED Hotel, Victoria & Alfred Hotel, Cape Grace Hotel e Dock House.

Quando ir?

Se você está pensando em ir para a África do Sul, saiba que o local recebe turistas o ano todo – mesmo sendo mais movimentado durante o verão. É importante saber que as estações do ano não são muito diferentes do Brasil: o verão é bastante quente, mas é seco, e o inverno conta com dias nublados e mais chuva. Independentemente da época do ano, sempre leve um casaco na mala, venta bastante na Cidade do Cabo!

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."