O continente africano talvez seja um dos menos procurados para quem quer viajar pelo mundo. Mas há quem vá atrás de aventuras, e quem vive disso precisa ir para o nosso vizinho do Atlântico. Existem países com uma grande gama de programas que vai desde vivências em desertos até safaris com animais gigantescos que antes só vimos no Rei Leão ou em zoológicos. Sejam bem-vindos a mais está viagem e, por favor, não alimente os animais na visita (rsrs).

Dica Importante: Para receber as melhores ofertas de passagens aéreas, clique sobre os mensageiros aqui (Whatsapp e Messenger), siga as instruções e se cadastre. Ao final desse texto, encontre as ofertas para esse destino.

1- Namíbia

Talvez você nem saiba a posição da Namíbia geograficamente ou até mesmo nem saiba que ela exista. Mas é um país que preserva opções de belezas naturais e grandes paisagens, mesmo que sem muito verde, para se aventurar. Na parte sul do país fica Sossusvlei, um dos desertos mais secos do mundo, e que, com suas dunas com mais de 300 metros de altura, formam efeitos com a luz natural como se fossem mágica. No caminho você encontrará árvores que pesistem por lá a mais de 450 anos, o que fará ficar atento se nenhuma hiena irá te pegar…

No país também fica o segundo maior canyon do mundo, então você não precisa ir para o Estados Unidos para tirar fotos de um buraco gigante e que dá imagens impressionantes, o Fish River Canyon já facilita isso para você por lá. Há quem diga que muitas das vezes você será o único visitante no local o que deixa a experiência ainda mais arrojada.

Já pensou viver naquelas reportagens do Globo Repórter? Na Namíbia você consegue, pois é um ótimo lugar para fazer safáris e quem vai pra África e não fizer isso está no lugar errado, né? Você verá manadas em meio ao deserto e perto do canyon o que dará imagens impressionantes de como funciona a natureza selvagem de fato, saindo do mundo televisivo.

O deserto se junta com a rara vegetação em Namíbia

O deserto se junta com a rara vegetação na Namíbia

2- Botswana

Botswana fica ao lado de Namíbia, o que o fazer compartilhar de cenários desérticos, a grande diferença é que ele possui gigantescas bacias hidrográficas o que faz da sua natureza ser ainda mais bonita, variada e imponente. Coisa bastante comum no continente.

Explore mais:

África do Sul: Descubra e saiba o que fazer na charmosa Cidade do Cabo

Egito: Mistérios, beleza e muita história. Viaje para um dos lugares mais peculiares do mundo

Madagascar: Lêmures, praias e paisagens. Quanto mais árdua a viagem, maior a recompensa

Um dos lugares mais visitados e conhecidos do país é o Delta de Okavango conhecido por “morrer” e dar vida ao gigante deserto por não encontrar o mar em nenhum momento, é o maior delta continental do mundo. Nele você irá se juntar a barcos, elefantes, leões, macacos babuínos e um alta gama de peixes. Na região existe uma infraestrutura para o recebimento de turistas com hotéis, restaurantes e bares. Duas dicas: Uma é pegar um barco em meio ao delta no pôr do sol e se deparar com os elefantes tomando um banho de rio, é espetacular. Outra é acampar em campo aberto se juntando a vida selvagem, experiência quase única.

Como não poderia ser diferente há um gigantesco deserto em Botswana, o Kalahari. Antes inacessível agora o aspecto vai mudando já que a fauna está bem diferente do que era anos atrás o que facilita a ida do público para parte do deserto. Ao norte dele fica um dos maiores espetáculos da Terra: um deserto de sal intocado pela ação humana.

Os elefantes tomando um banho em meio ao Rio Okavango

Os elefantes tomando um banho em meio ao Rio Okavango

3- Ruanda

Você já deve ter visto ou ouvido falar do filme Hotel Ruanda, uma película que fala sobre as guerras cívis que aconteceram nos anos 90 no país e matou milhões de africanos. Pois bem, saiba que Ruanda é muito mais do que as filmagens demonstram. Entre as bacias do rio Congo e do Nilo faz do lugar com uma grande quantidade de lagos, o mais conhecido é o Kivu por ser entre os mais profundos do mundo com seus 480m de profundidade.

Ruanda também é cercado de montanhas, o que chama muita atenção de turistas em busca de escaladas. O Monte Karisimbi é o mais alto deles com cerca de 4.500m de altura e recebe muitas visitas durante o ano todo. Na parte leste do país ficam as florestas e montanhas de baixas altitudes.

Além de toda paisagem de natureza que Ruanda oferece aos visitantes, o leque de animais mamíferos que o país preserva é gigantesco. Lá você pode encontrar elefantes, girafas e, principalmente, gorilas da montanha. Por estarem dentro de Parque Nacionais e Reservas de Preservação o encontros com os bichos é facilitado o que melhora ainda mais na captação de memórias e imagens. Além de um mundo selvagem, a cidade de Butare oferece muitas opções para quem gosta de uma agitação urbana e de grande cultura local.

Um dos vários gorilas da montanha que Ruanda guarda

Um dos vários gorilas da montanha que Ruanda guarda

4- Quênia

Toda vez que eu leio ou vejo algo sobre o Quênia já me vem os maratonistas ganhando tudo aqui no Brasil e competições internacionais. Mas descobri um mundo por lá até que um pouco desconhecido por muitos, a sua capital, Nairóbi, é dita por vários turistas como a mais internacional da parte leste do continente o que melhora ainda mais nas chances de visitar o lugar. Lá existem vários tipos de lojas, restaurantes e mercados, ótimo para quem quiser levar algum suvenir da África.

Em meio a edifícios e a alta culinária africana, a cidade apresenta vários tipos de safáris possíveis para fazer. Em David Sheldrick Wildlife Trust é possível se deparar com os trabalhos de resgate a rinocerontes e elefantes bebês, você pode até ajudar nas amamentações e se sentir ajudando nas preservações das espécies. A Reserva de Karura, bem perto do centro da capital queniana, é outro lugar onde você pode viver em meio a proteção, só que dessa vez da flora. Ali existem várias trilhas, quedas d’água, cavernas e passeios de bicicletas para aproveitar e se aventurar.

Além de Nairóbi, o Quênia tem um monte homônimo ao país que é o segundo pico mais alto do continente, mais uma ótima pedida para alpinistas e aventureiros. Se quer saber mais sobre a história e cultura local, uma das opções é conhecer a tribo Masai Mara que dá abertura para tal conhecimento, ela fica dentro do Parque Nacional Masai Mara onde você ver gnus e zebras em meio a giganteca natureza.

Vista de Nairóbi, capital do Quênia

Vista de Nairóbi, capital do Quênia

5- Tanzânia

A Tanzânia é outro país cheio de belezas naturais, mas além de grandes aventuras, é um lugar que chama atenção para as opções para todo tipo de turista, mas não tem como aproveitar de tudo um pouco que ela oferece. O Parque do Serengeti seja talvez um dos mais conhecidos do mundo e fica lá. Para chegar lá só por um avião pequeno o que deixa a ida mais ousada e encantada.

Lá residem vários tipos de aves, girafas, gnus, zebras, crocodilos, hienas e leões, junta-se uma gigantesca floresta que você vai achar que está mesmo no Rei Leão e tentando ver além do horizonte. Uma das práticas que mais chamam atenção por lá é o vôo de balão e ver tudo isso no alto. É impressionante de tão lindo.

Um pouco ao leste do Serengeti fica a cidade de Arusha, local mais perto do Monte Kilimanjaro – adoro esse nome – outro belíssima pedida para quem quer fazer trekking e se arriscar nas subidas e descidas da montanha. Mas fica o aviso que é sempre estar bem preparado e treinado já que é um dos picos mais perigosos do mundo. A ilha de Zanzibar, lugar onde nasceu Freddie Mercury, também chama a atenção por suas praias paradisíacas, o que faz lembram muito com os lugares do Caribe com suas águas cristalinas e areia branca. É lindo, chamativo e emocionante

A ilha de Zanzibar

A ilha de Zanzibar

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."