A ilha caribenha de Aruba, ao norte da Venezuela, é um lugar que mistura muita história, cultura e praias com um mar de tirar o fôlego – que misturam o azul e o verde formando uma combinação perfeita. Resquícios da antiga colonização holandesa com uma forte presença de turistas do mundo todo.

O idioma oficial do país ainda é o holandês, mas, nas ruas, ouve-se algo parecido com o português – chamado papiamento, que é uma mistura de vários idiomas diferentes. A moeda é o florim arubano (AWG, ƒ), e é importante ir acompanhando a cotação enquanto planeja a sua viagem. Mas, o dólar americano é bastante aceito, então, vale a pena levar as duas moedas e ver qual fica mais vantajosa em cada gasto da viagem. Dependendo da localização da hospedagem, a melhor maneira de se locomover será a pé, mas, o transporte público também é de qualidade, e pode deixar nos principais pontos de interesse de Aruba. Qualquer coisa, o táxi também pode ser usado – às vezes é comum que se alugue carros na cidade, mas, ai vai da sua preferência.

aruba novo 1

Aruba

O que fazer?

A atração principal de Aruba é a praia! Ou melhor, as praias! Palm Beach é uma das praias mais famosas do local, onde fica o centro de Aruba – cheio de bares, restaurantes e lojas – e hotéis a beira mar. A praia é muito bonita, tem um mar muito cristalino e bem calminho, com poucas ondas – além de possuir muita infraestrutura para turistas. Eagle Beach é a praia vizinha, porém, não tão famosa. É uma praia mais tranquila e com um mar muito azul, mas com menos infraestrutura. Rogers Beach é bem próxima de Baby Beachmas é ainda mais tranquila! Com um mar esverdeado e pouquíssima infraestrutura, é indicada para quem procura sossego!

Entre Palm Beach Eagle Beach fica Flamingo Beach, uma praia em que os flamingos ficam circulando livremente pela praia – porém, é uma praia que fica dentro do hotel Renaissance, então, se você não estiver hospedado lá, precisa ir até o hotel e pagar um ingresso que te dá acesso a praia (o valor do ingresso varia de acordo com a temporada e com a lotação do hotel). Malmok Beach parece uma praia deserta perto das outras. Fica em uma área residencial e possui um mar clarinho, que às vezes fica cheio de algas. Mas, não há muita infraestrutura na praia.

 

aruba novo 2

Flamingo Beach

Jeep Safari é um passeio bastante conhecido na ilha, que te leva em um carro 4×4 pelos pontos de Aruba, além das praias. Há muitas empresas que operam o passeio, então, sempre vale a pena perguntar no hotel ou nos restaurantes se há alguma recomendação, o preço médio é de U$90 dólares. O Arikok National Park , que é uma grande área de preservação ambiental de Aruba, em que se pode ver a vegetação árida e cheia de cactos do local, além de praias, piscinas naturais e cavernas. A entrada custa a partir de U$12 dólares. Cura di Tortuga é uma piscina natural que é perfeita para fazer snorkel, já que é cheia de corais e peixinhos! A piscina não é muito grande, mas é uma das grande atrações de Aruba.

Farol California foi construído após um navio com esse nome naufragar, e é um dos melhores lugares da ilha para assistir ao pôr do sol! As Ruínas de Bushiribana que era uma mina de extração de ouro na época da colônia. Outro passeio bem legal de se fazer é o Submarino Atlantis, um submarino que chega a 45 metros de profundidade, em que você pode ver as mais diversas espécies de peixes! O submarino fica embaixo d’água por quase 1 hora, dando para ver vários animais e até um navio naufragado. O passeio é comprado pessoalmente, mas, custa cerca de U$100 dólares.

aruba novo 3

Ruínas de Bushiribana

Aruba também é famosa pela possibilidade de compras! O centro de Oranjestad , a capital, é repleta de lojinhas locais e é onde fica o Paseo Herencia Mall, um shopping a céu aberto que possui uma enorme variedade de lojas, desde grandes grifes até umas com preço bastante acessível! Há um show de águas a noite no local, é gratuito e muito bonito! Em Oranjestad também fica a vida noturna da ilha! A famosa balada Señor Frogs é uma boa pedida para quem quer dançar! E o Soprano’s Piano Bar é indicado para quem quer algo um pouco mais tranquilo, mas que quer tomar bons drinks!

aruba novo 4

Oranjestad

O que/Onde comer?

Como Aruba é uma ilha voltada para o turismo, há uma grande oferta de restaurantes de culinárias variadas. Então, se come muito bem por lá, mas, é necessário ficar atento aos preços, que nem sempre são tão amigos. Peixes e frutos do mar são as grandes atrações dos cardápios, mas, é fácil de encontrar massas, hamburgueres e pratos de diversas partes do mundo. O restaurante Gianni’s é italiano, e pode ser uma boa pedida. O Aqua Grill é famoso pelos frutos do mar. O Salt & Pepper oferece um cardápio variado e com um ótimo preço. O Smokey Joey’s é um dos restaurantes mais famosos da ilha, e vale a pena fazer uma refeição um dia durante a viagem! O TGI Friday’s é outra opção com um cardápio extenso e um preço bom. A Casa Tua Pizzeria é uma boa opção para comer pizzas sem gastar tanto. O Papilon tem um cardápio variado e um preço acessível.

Hospedagem/Onde ficar?

Se hospedar em Aruba não é uma tarefa muito difícil, o difícil mesmo é encontrar hotéis com preços em conta – as acomodações na ilha não são muito baratas, então, a dica é a mesma de sempre: procurar e reservar com antecedência, para que não se tenha grandes sustos com esses gastos pouco tempo antes da viagem. A melhor região para se hospedar é Palm Beach, pois os hotéis, restaurantes e a praia ficam próximos. Então, para ficar bem localizado, não é preciso pensar duas vezes. Eagle Beach é outra boa opção, já que fica perto de Palm Beach e também oferece hotéis e comércios próximos de tudo. Algumas opções de hospedagem são: Coconut Inn, Ladybug Apartaments, The Mill Resort & Suites e Perle D’or Aruba.

Quando ir?

O sol está sempre brilhando em Aruba, fazendo com que a ilha possa ser visitada o ano todo. A temperatura média da ilha é de 28ºC, que se mantém praticamente o ano todo – é difícil identificar verão e inverno na ilha. É comum que vente bastante, trazendo uma sensação de frescor muito boa, mas, por isso, também é importante ficar atento com o protetor solar, não é porque está ventando que não está queimando, então, reforce a proteção com certa frequência para não ter nenhuma surpresa durante a viagem. Dezembro a fevereiro e o mês de julho são considerados a alta temporada, e é quando a ilha fica mais cheia e um pouco mais cara.

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."