Talvez você conheça a Argentina por causa do Messi ou do Papa Francisco. Ou até mesmo conhece Buenos Aires por causa da Casa Rosada, dos Kirchner, do tango e até do obelisco em meio a avenida 9 de Julio. Mas saibam que existem várias opções que muitas vezes nem são tão ditas e, às vezes, são só conhecidas por quem mora por lá. Usarei do meu amor pelo futebol para divulgar alguns dos estádios que existem dentro de Buenos Aires e em seu entorno. E, lógico, mostrar um pouco de tudo que tem em volta deles para vocês aproveitarem em sua viagem!

Perto do Estádio Arquiteto Ricardo Etcheverry, do modesto time Ferro Carril Oeste que fica no bairro de Caballito, está um dos locais mais boêmios de Buenos Aires: Almagro! Por lá você encontrará várias “salas” a céu aberto, com várias bancos em pracinhas. Artistas de rua e de teatros independentes, que ficam lá aos montes, se juntam com pessoas que procuram uma vida noturna agitada e barata. Na rua Guarda La Vieja é onde fica a maior agitação no bairro.

Um dos bares na região de Almagro

Um dos bares na região de Almagro

Pode acreditar, mas cemitérios também são pontos ótimos para visitar, o de Chacarita por exemplo, que fica perto do Estádio León Kolbowski onde joga o Club Atlético Atlanta, o maior do país! O charme fica pela entrada chamativa e pelo mausoléu de Carlos Gardel, talvez o maior nome do tango no mundo. Outro cemitério que tem até mais fama, mas não tem a mesma beleza que o Chacarita é o de La Recoleta. Muitos turistas vão para ver a tumba da Evita Perón, mas por lá também existem outros casos até curiosos enterrados: como a moça que morreu duas vezes e o o coveiro que se matou para estrear seu túmulo são alguns deles.

O Parque Chacabuco, próximo ao Estádio El Nuevo Gasômetro do San Lorenzo, o time do Papa, é um dos principais pontos de calmaria e tranquilidade em Buenos Aires. Você vai encontrar várias áreas verdes que se unem a um chafariz e a um grande parque poliesportivo com quadra, além de uma novíssima pista de atletismo – que fica em frente a Igreja de Medalla Milagrosa. Por lá, como quase em todo quarteirão da cidade, tem alguns centros culturais.

Parque Chacabuco

Parque Chacabuco

Logo ao lado do Parque Chacabuco temos o bairro de Boedo, muito conhecido pelas noite com dança de Tango que você verá às pencas. Puerto Madero também é outra pedida para assistir espetáculos do estilo musical. Seguindo no mundo da música, vamos para o bairro de La Paternal, onde fica o Estádio Diego Armando Maradona, o campo do Argentinos Jrs. De lá saiu Norberto Anibal Napolitano, o Pappo, o guitarrista mais conhecido da Argentina que influenciou demais no Blues, Rock e Heavy Metal local. O bairro fica ao lado de Chacarita.

Se você que fazer compras na cidade e por um valor até que baixo, o melhor lugar é no bairro de Flores que fica ao lado do Parque Chacabuco. A Avenida Avellaneda é uma das principais pedidas para quem quer levar alguma lembrança ou até mesmo roupas da Argentina para o Brasil. Foi neste bairro onde o Papa Francisco cresceu e por isso a cidade promove algumas tours para você conhecer melhor o lugar.

Outro lugar para conhecer é o bairro de Mataderos, um pouco mais longe do centro de Buenos Aires, onde fica o Estádio Nueva Chicago que pertence ao time homônimo. Lá existe uma feira tranquila onde você encontra barracas de artesanatos, roupas, antiguidades e MUITA COMIDA! Talvez seja o melhor custo benefício, mesmo ficando um pouco mais afastado, para pode comer bem e barato. Há quem diga que o local lembra muito a cultura do sul brasileiro.

BEM-VINDOS À FEIRA DE MATADEROS

BEM-VINDOS À FEIRA DE MATADEROS

Para quem gosta de viajar em momentos que estão acontecendo atividades específicas na cidade, a Festa da Lua Cheia no Planetário Galileu Galilei de Buenos Aires é uma certeza pelo menos uma vez ao mês. Ali acontecem shows ao vivo, muitos jovens que cultuam a arte esotérica com seus tambores, em volta de fogueiras. É um espetáculo. Na Avenida Leopoldo Lugones que passa em frente ao Planetário fica também o Monumental de Nuñez, o estádio do River Plate e maior do país.

Não podemos esquecer é claro da La Bombonera, estádio do Boca Juniors e que dentro existe um belíssimo museu que ao entrar você já escuta a torcida xeneize, como são chamados, pulando nas arquibancadas. Outro estádio que posso citar é o Tomás Adolfo Ducó do Huracán, a sua estrutura é simplesmente magnífica, o que fez dele se tornar patrimônio histórico da cidade de Buenos Aires. A força do futebol é tanta turistas não entendem às vezes o porque de pegar metrô e ele não parar na estação que você está. Tudo isso é feito para não correr riscos de violência entre torcidas, e acontece até em jogos da terceira divisão. É incrível!

O Estádio La Bombonera

O Estádio La Bombonera

Muito da história de Buenos Aires pode ser contada atráves de seus campos de futebol, lógico, você vai encontrar teatros, livrarias, centro culturais, museus, parques, restaurantes e muitas outras coisas, mas também vai encontrar a paixão pelo futebol que ninguém precisa explicar, só sentir.

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."