A Lei da Pureza (Reinheitsgebot) determina: os ingredientes são água, cevada, levedura e lúpulo. Juntos, eles produzem a melhor bebida do mundo: as cervejas alemãs.

A lei surgiu em 1516 e é obedecida na Alemanha até hoje. Estima-se que existam mais de 1300 cervejarias em todo o país, produzindo nada menos que 95 milhões de hectolitros por ano.

Na Baviera, as cervejarias mais famosas são a Hofbräuhaus, a Paulander, a Augustiner, a Hacker-Pschorr, a Spaten e a Aying, mas não se prenda apenas às grandes marcas. Procure também as cervejas artesanais, tanto em Munique quanto na pequena cidade de Bamberg.

Oktoberfest em Munique

Já no centro histórico de Dusseldorf ficam as cervejarias tradicionais de Altbier, uma birra escura, densa e de alta fermentação, feita com a mesma receita e o mesmo modo de preparo de antigamente.

Colônia, por sua vez, tem a Kölsch, uma cerveja mais suave servida em copos de 200 ml que segue fazendo história e combinando perfeitamente com pratos típicos alemães.

Colônia

O auge das celebrações em torno da bebida acontece durante a Oktoberfest de Munique. Mas ela não é a única: diversos festivais dedicados à boa bier acontecem no país o ano todo. Um deles vai encontrar a sua viagem.

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."