Aracaju é mais um destino do Nordeste que faz com que os brasileiros se apaixonem pelo seu país. Capital do Sergipe mistura monumentos antigos com prédios modernos, praias e paisagens de tirar o fôlego.

O que fazer?

Aracaju é uma cidade para relaxar! E mergulhar na rica história do Brasil e do Nordeste – além de aproveitar muito de toda a sua cultura.

  • Ponte do Imperador – Na verdade é um ancoradouro, construído por volta de 1860 para receber a corte portuguesa que visitava a cidade. O local passou por reformas até chegar no que é hoje, todo de alvenaria e com a escultura de dois índios.
  • Praia de Aruana – É uma das primeiras praias do litoral sul (lado que tem as mais bonitas)! Tem uma faixa de areia longa e bem clarinha, um mar de lindo tom de azul e muita vegetação nativa. A infraestrutura é boa, já que conta com várias barracas e quiosques.
  • Calçadão da 13 de Julho – O bairro é sempre cheio de moradores praticando esportes e curtindo a vida ao ar livre. O espaço é bem arborizado, e é onde fica o Mirante da 13 de Julho, que dá um vista linda da cidade, dando para ver o encontro do rio com o mar e o enorme manguezal.
  • Oceanário de Aracaju – Pertinho do mar, administrado pelo Projeto Tamar, conta com mais de 80 espécies diferentes do mar e também de todo o Rio São Francisco. Os grandes destaques do local são os tanques com tubarões e tartarugas – dá para ver os animais sendo alimentados e até tocar neles quando sobem a superfície. Além dos aquários e tanques, há várias exposições educativas. O ingresso custa R$20 reais, e pode-se ter mais informações direto no site.
  • Praia de Atalaia – É uma das praias mais frequentadas da cidade, com uma paisagem urbana mas super bonita. A infraestrutura é ótima, com muitos quiosques e barracas que oferecem comidas típicas da região!
aracaju 1

Oceanário de Aracaju

  • Catedral Metropolitana – É um dos principais marcos arquitetônicos da cidade, com estilo que mistura o neoclássico com o neogótico. A catedral é tombada como Patrimônio Histórico e é antiga, tendo sido construída em 1862 e passado por várias mudanças até 1910. A catedral é super charmosa e merece uma visita.
  • Orla do Atalaia – É um dos principais pontos turísticos da cidade, e é impossível não passar ali mais de 1 vez durante a viagem. Super movimentada, cheia de restaurantes e lojinhas, além de ser onde ficam os Arcos do Atalaia, uma foto clássica. É aqui também que fica o Monumento dos Formadores da Nacionalidade, que homenageia figuras importantes da história brasileira, como Zumbi dos Palmares, Joaquim Nabuco e Getúlio Vargas.
  • Praia dos Náufragos – É uma praia super bonita e menos movimentada de Aracaju. Também fica no litoral sul e leva esse nome por um naufrágio que aconteceu em 1907, e, reza a lenda que os espíritos dos homens ainda vagam na praia e podem ser ouvidos…
  • Colina do Santo Antônio – É o marco 0 da cidade, de onde começou sua construção. Lá fica a Igreja Santo Antônio, que remete a tempos antigos e é uma graça. De lá de cima dá para ter uma das vistas mais bonitas da cidade, então não economize nas fotos.
  • Catamarã Rio Sergipe – Para quem quer ver um pouco de água doce também, não deixe de fazer este passeio, que mostra a cidade de outro ângulo, além de mostrar uma série de ilhas encantadoras. A empresa Nozes Tour opera o trajeto, e todas as informações podem ser vistas aqui.
shutterstock_458684110

Os Arcos do Atalaia

  • Centro de Arte e Cultura J. Inácio – É um dos principais lugares para comprar artesanato e produtos típicos da cidade. Além disso, sempre tem uma exposição ou manifestação artística rolando por lá.
  • Praia do Mosqueiro – É famosa por ser uma das melhores praias de Aracaju. A paisagem é linda, com um mar azulado e com ótima temperatura, além de coqueiros e uma longa faixa de areia. É um dos melhores lugares para a prática de stand up paddle, e de onde sai um dos passeios super procurados pelos visitantes: Crôa do Goré e Ilha dos Namorados. A Crôa é um banco de areia que se formou no meio do rio, onde o barco para que se aproveite a vista e a água. A Ilha dos Namorados fica entre o rio e o mar, com uma ótima estrutura e até piscina natural. O passeio também é feito pela Nozes Tour.
  • Espaço Zé Peixe – Construído para homenagear uma figura do Sergipe, o Zé Peixe, que auxiliava na navegação do rio nadando e mandando todos os capitães por caminhos seguros. O memorial conta com fotos e objetos, além de uma linda vista para o rio. Ainda conta com barraquinhas de comidas típicas. A entrada é gratuita.
  • Passarela do Caranguejo – É um dos locais mais animados da cidade durante a noite, cheio de bares e restaurantes. Leva esse nome pela presença da escultura de um caranguejo gigante que faz a diversão das crianças e campeão de fotos!
  • Museu da Gente Sergipana – O museu busca contar a história do estado por meio de ferramentas interativas e lúdicas, em que se pode entender mais sobre a culinária, o dia dia e ouvir um clássico cordel. O espaço já ganhou muitos prêmios e a entrada é gratuita!
  • Praia do Robalo – É a melhor praia para os surfistas de plantão, com um mar mias escuro e agitado.
aracaju 3

Não deixe de aproveitar o mar de Aracaju!

O que/Onde comer?

A culinária do Sergipe é uma delícia, cheia de peixes, frutos do mar, carne de sol… O caranguejo que se come na cidade é um dos melhores do Brasil! E que tal uma moqueca de camarão? Vai se comer muito bem na viagem em Aracaju. O Cariri é um restaurante super típico e tradicional da cidade, com pratos muito bem servidos, em que o grande destaque é a casquinha de siri de entrada. Bada Grill é outro restaurante típico, com pratos nordestinos e um ambiente super animado. Pitu com Pirão da Elaine é outro restaurante super famoso, em que os destaques são os pratos com frutos do mar. O Restaurante Caçarola tem pratos ótimos com nomes super criativos, as porções são grandes e uma delícia.

O Pastel da Jane é um outro lugar super tradicional da cidade, que serve pastéis (doces e salgados) deliciosos e acarajé, não deixe de passar lá um dia, acredite em mim! A Cantina La Mamma Pizzaria é uma ótima opção para o jantar, são muitos sabores (até de camarão ou de carne seca) que são uma delícia e podem ser combinados até 3 em uma única pizza.

Hospedagem/Onde ficar?

Escolher a hospedagem em sua viagem a Aracaju não é uma tarefa muito difícil, já que a grande maioria dos hotéis ficam na Orla do Atalaia. Mas, o bairro 13 de Julho também pode ser uma opção. Ambos ficam perto dos pontos turísticos, das praias e de bons restaurantes, tornando a viagem mais agradável. Os preços nessa região também costumam agradar, viu? Então, nem pense duas vezes e já cheque algumas opções: Ocean Hotel, Hotel Rekinte e Pousada Encantare.

Quando ir?

O clima de Aracaju é quente e úmido, então, é sempre calor – e importante caprichar no protetor solar e na hidratação, tá? A temperatura fica entre os 22ºC e os 30ºC, então, nem se preocupe com frio. As chuvas são até que bem distribuídas em todos os períodos, mas, o período que é realmente caracterizado como chuvoso é entre março e agosto.

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."