Cuiabá, a capital do Mato Grosso, tem uma grande importância histórica e econômica para o país. E, além disso, é um destino turístico e tanto – uma cidade cheia de lugares para desvendar e que vai fazer com que se apaixone mais ainda por cada cantinho desse nosso Brasil! É o ponto de partida para conhecer a Chapada dos Guimarães e fica perto de uma das áreas do Pantanal, então, se quiser ir para alguns desses lugares, separe alguns dias para aproveitar Cuiabá!

O que fazer?

A capital reserva vários lugares para desvendar. Então, se prepare!

  • Morro da Caixa D’Água – O local foi construído em 1800 para levar água a população da região, e, hoje, se transformou em um museu. As exposições do museu funcionam de maneira fixa e itinerante, onde se pode ver mais sobre o fornecimento de água ao longo do tempo e uma série de obras de arte e fotografias de artistas do Mato Grosso. A entrada no local é gratuita e a vista é linda.
  • Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho – A igreja foi tombada como Patrimônio Histórico e tem seu exterior e construção no estilo neogótico, mas sua decoração e interior no estilo barroco. É super bonita e vale muito a pena a visita.
  • Parque Mãe Bonifácia – É o parque mais famoso da cidade, em que os moradores aproveitam para fazer exercícios e que pode ser uma das melhores opções para descansar no meio do dia, entre os passeios. É uma enorme área verde que dá uma vista super bonita da capital.
  • Aquário Municipal Justino Malheiros – É uma das atrações super visitadas, onde se pode ver peixes e animais específicos da região do pantanal e do Amazonas! O passeio é super divertido e a entrada é gratuita.
  • Palácio da Instrução – A construção faz com que se volte no tempo e sita nos tempos do Brasil colônia. O espaço abriga uma enorme biblioteca e ainda uma série de exposições de arte em diferentes museus! Se quiser saber mais ou ver o que vai estar por lá no seu tempo de passagem pela cidade, é só entrar no site.

cuiaba 1

  • Casa do Artesão – O melhor lugar para comprar artesanato típico dessa região é aqui, com uma enorme variedade de produtos. O prédio é tombado como Patrimônio Histórico.
  • Zoológico da UFMT – É o tipo de passeio que agrada a família toda. Onde se pode ver uma série de animais exóticos do Brasil e da região do Pantanal, mamíferos, répteis, aves… Vale a pena a visita, viu? E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita!
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – É um dos grandes marcos da fundação da cidade, construída por volta de 1730. A arquitetura é toda simples e remete aos tempos coloniais, uma graça.
  • Arena Pantanal – O estádio foi construído para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, e hoje é uma das maiores atrações da cidade. A entrada é gratuita e é um ótimo lugar para visitar e se divertir nos finais de semana.
  • Centro Geodésico da América do Sul – É o centro geodésico da América do Sul, situado entre as coordenadas 15°35’56”,80 de latitude sul e 056°06’05”,55 de longitude. Fica na Praça Pascoal Moreira Cabral, bem no centro da cidade.
  • Horto Florestal – Um enorme bosque verde no meio de Cuiabá para aproveitar a natureza e dar uma descansada no meio do dia. O espaço em si é lindo, e ainda é onde se pode ver pássaros, macacos e tatus que moram por ali.

cuiaba 2

E, ainda é possível fazer um passeio de um dia no Pantanal ou na Chapada, é só clicar em cima para ir para o site e ver o que se faz e o valor!

O que/Onde comer?

É difícil falar que está em qualquer região do Brasil e comeu mal, né? A culinária brasileira é diferente, especial e deliciosa em toda e qualquer região. E, é claro que o Mato Grosso e Cuiabá também vão impressionar nesse quesito. Os peixes de água doce enchem os cardápios dos restaurantes: pacu, caldo de piranha, mojica de pintado… Além da galinhada, preparada com arroz, açafrão e frango. Farofa de banana da terra. Maria Isabel é outro prato super típico, feito com arroz, carne seca e temperos! Os docinhos típicos também devem ser provados, né? Furrundu é feito a base de mamão, cravo e canela. O doce de caju é feito com a fruta mesmo! E geleia de acerola merece um espaço especial…

O Pé de Pequi é um restaurante por quilo de comida regional, super gostosa e um valor ótimo. O Choppão é um dos restaurantes mais frequentados pelos moradores, com decoração típica e uma ótima comida (além do preço)! Lélis Peixaria é um dos melhores para comer os peixes do Pantanal, num esquema de rodízio bem tradicional. É uma delícia e vale a pena. O Restaurante Porto da Conceição é mais um lugar com pratos deliciosos com peixes! O Mahalo é um dos restaurantes mais sofisticados e gostosos para uma refeição mais chique durante a viagem!

Hospedagem/Onde ficar?

A melhor região de Cuiabá para se hospedar é o centro, que fica perto das principais atrações turísticas, restaurantes e comércios no geral. Também são onde ficam os principais e melhores hotéis, além de oferecer um bom preço para os visitantes.

Algumas opções de hospedagem são: Mato Grosso Palace Hotel, Hotel Deville Prime Cuiabá, Amazon Plaza Hotel e Hotel Panorama.

Quando ir?

Cuiabá é mais um daqueles destinos clássicos que entram na gama de que podem ser visitados o ano todo! O clima é tropical, então bastante quente e úmido. As temperaturas são constantes e quentes ao longo do ano, então, não é preciso se preocupar com passar frio por lá. A estação chuvosa da cidade vai de outubro a abril. Acredito que valha a pena visitar a cidade em junho ou julho, que são os meses mais secos e que corre menos risco de pegar uma chuva forte no meio do dia!

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."