Templos, elefantes, camelos, comidas exóticas, sáris coloridos e temperos dos mais diversos, montanhas, neve, deserto e praia. Parece outro mundo, um lugar a anos luz de distância da Terra não é mesmo? Sim, este lugar realmente esta longe do Brasil, mas fica em nosso planeta. Estou falando da Índia!

Morei em Mumbai – uma das maiores cidades indianas – por um ano. Durante esse período viajei por todo seu território, de norte a sul e de leste a oeste. Poderia ficar escrevendo horas e horas sobre todas as magias desse incrível país, mas quero expor três festivais de rua que acontecem na terra de Gandhi e que você não pode deixar de conhecer e viver algum dia. Cada um possui uma história e um significado para seu povo. Todos possuem alguma relação com seus diversos deuses – lá não existi ‘’Batman’’ ou ‘’Superman’’ e sim Krishna, Shiva, Ganesha entre outros.

1.Diwali – Festival das Luzes

diwali

Um dos mais esperados, conhecidos e aclamados festivais indianos. O Diwali ocorre no primeiro dia do mês lunar Kartika – transição da lua minguante para a crescente – normalmente em outubro ou novembro. Celebram – principalmente – a vitória do bem sobre o mal. Todos saem nas ruas com lâmpadas de argila com óleo, lanternas, isqueiros, celulares, velas, fogos ou qualquer coisa que produza luz! Vários fogos de artificio são lançados em diversas cidades e o cenário noturno fica lindo. E você pensa que isso acontece em um dia? Que nada! São cinco de dias de festa!

2.Holly – Festival das cores

holi-2416686_640

Aaaah o Holi! Muito conhecido e falado no Brasil o Holi ou “Holika” –como era chamado – nasceu na Índia a muito, muito, mas muito tempo atrás mesmo. Aqui o festival é celebrado de forma fechada e ainda tem de pagar… A versão original indiana é uma celebração de rua! Sim de rua! Como nosso carnaval por exemplo.

O evento marca a chegada da primavera e é celebrado no fim de fevereiro ou no início de março. O Deus homenageado é Krishna e como todos os eventos indianos é mais um do ‘’bem contra o mal’’.

Como foi dito antes, se parece muito com o carnaval brasileiro – única diferença é que o Holi dura apenas um dia – todos saem nas ruas jogando pó de cores em qualquer um que passe, qualquer um mesmo! Muita dança e alegria além de comida e bebida.

3.Navaratri – Nove Noites

NAVRATRI

Mais um festival indiano que celebra a positividade contra a negatividade. Este em especial ocorre durante 9 noites! Recheado de danças típicas, roupas diferentes – tem até homem de saia – e muita música. Celebram também a invocação das Deusas: Durga, Lakshmi e Saraswathi. O que mais me impressionou neste festival – além é claro das danças e musicas típicas indianas – é como o indiano sabe e consegue curtir uma festa na sua essência, sem precisar de necessidades como bebidas alcoólicas e amassos incontroláveis. Conseguiam curtir “apenas” com o ambiente em si.

Suas danças são libertarias e convidativas, não fique acanhado! Tem que se jogar! Como já diria Gilberto Gil, “vou fazer minha folia, com os filhos de Gandhi!”

Agora que você já viu um pouco sobre três grandes festivais indianos está na hora de arrumar as malas e zarpar para este outro mundo, um mundo não tão distante, mais conhecido como: The Incredible India!

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."