Terra de bravos, construída por guerreiros, a famosa ilha dos vikings, estou falando da Islândia: Ilha do gelo, alma de fogo. Ironicamente, a ilha gelada foi formada por vulcões quentes. Mais de 170 piscinas geotérmicas, geleiras, lagos, a bela cascata de Gulfoss e o Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir) estão entre as principais atrações, um paraíso para quem curte atividades ao ar-livre e belos panoramas. Quando se cansar, spa`s naturais são o que não faltam. O mais conhecido, é o pai de todos os pais, o Geysir, a 100 km da capital. Muito bom para quem curtir pedalar, pescar, descer riachos em caiaques e fazer longas caminhadas.

iceland-2111810_1920

Dica Importante: Para receber as melhores ofertas de passagens aéreas, clique sobre os mensageiros aqui (Whatsapp e Messenger), siga as instruções e se cadastre. Ao final desse post, veja ofertas para este(s) destino(s).

iceland-1904295_1280

Ao mesmo tempo em que a capital, Reykjavik, é calma e bucólica, possui uma vida social e noturna até que agitada, típica de cidade nórdicas raíz – os vikings sabiam e sabem festejar.

iceland-2315440_1280

Para comer, as receitas base do país, sempre contam com cordeiro e pescados, além do onipresente bacalhau – alguns pratos ainda tem carne de baleia. Por uma questão comercial e cultura, os islandeses ainda caçam os mamíferos. Carnes embutidas e defumadas, além de alguns queijos também são tradição por lá.

Como circular pela Islândia

Uma das melhores e mais agradáveis formas de se conhecer o país, é alugando um carro, sem dúvidas. Por ser um país bem ao norte, as condições climáticas são meio imprevisíveis. O melhor é ir seguindo com calma e bem contemplativo. O aluguel é relativamente caro, as estradas são boas, mas ficam fechadas praticamente 6 meses ao ano, por conta da neve e lama.

iceland-1751463_1280

Como chegar a Islândia

É caro ir para a Islândia. E você não vai escapar de voar SAS ou Icelandair. Vai ter que fazer diversas simulações e ficar de olho nas promoções. Não vai ter muita flexibilidade de voar para outros destinos europeus sem encarecer bastante a viagem.

skogar-1989483_1280 tectonic-plates-569347_1280

Principais pontos de interesse na Islândia

1. Lagoa Azul // Blue Lagoon

A Blue Lagoon é um spa com piscina ao ar livre com águas aquecidas pela central geotérmica. Toda esta zona está rodeada de terras repletas de lava negra. Uma paisagem de outro mundo e obrigatória em qualquer roteiro de viagem à Islândia. Os islandeses são loucos por este lugar.

2. Geysir Hot Springs

Foi ele quem deu o nome para todos os geysir do mundo. Atualmente está adormecido, mas existem muitos outros pelo país. Prepare-se para ver um show de água sendo jorrada a dezenas de metros do chão.

3. Cascata Gullfoss

Simplesmente impressionante. Deixe-se levar pela paisagem e barulho das águas.

4. Parque Nacional de Thingvellir

Foi no Parque Nacional de Thingvellir, um lugar fantástico de lagos e rochas, que se fundou e reuniu o parlamento Viking da Islândia. Dê um passeio pelos campos e espreite a minúscula igreja de madeira. Visitar esta zona significa conhecer um dos cenários da história do país.

5. Reykjavík (Capital)

É uma cidade pequena mas cheia de energia. No verão vê-se muita gente nos parques, nas ruas, nos cafés a conviver e a passear com carrinhos de bebé. Destaco estes lugares para visitar em Reykjavík.

  • zona histórica do porto – foi aqui que os primeiros colonos vikings se estabeleceram.
  • Landnamssyningin (The Settlement Exhibition) – uma exposição de artefactos vikings que se encontra numa sala subterrânea, onde foi encontrada uma casa viking do século IX.
  • Þjóðminjasafn Íslands (National Museum) – o Museu Nacional da Islândia dá a conhecer a história do país desde os primórdios até aos dias de hoje. Muito interessante.
  • Hallgrímskirkja – Igreja Luterana com 73m de altura, a maior da Islândia. O edifício é fantástico, inspirado em formações vulcânicas e com pilares hexagonais. Suba à torre para uma vista panorâmica de Reykjavík. Não perca também o gigantesco órgão de 5.000 tubos.
  • Harpa – sala de concertos de Reykjavík com um formato moderno, símbolo do dinamismo e revitalização da cidade.
  • Ruas de comércio – Laugavegur é a principal rua de compras em Reykjavík. Tem imensas lojas nacionais e internacionais, todas com extremo bom gosto e com preços a condizer.Na rua Skólavörðustígur encontram-se lojas de recordações e de artesanato da Islândia. Se quiser comprar a melhor roupa do mundo para andar quente mas leve, estas ruas são o lugar ideal.

6. Auróra Boreal

iceland-2111811_1280

A terra do gelo, não é só neve e sua cor branca. O céu é tomado por cores, um show de luzes surreal, uma immagem que você leverá para o resto da vida: Auróra Boreal.

Para conseguir vê-la, o melhor é durante o inverno, mas principalmente entre os meses de, novembro e fevereiro. Uma boa dica, é alugar um hotel ou casa no interior do país, ficar lá uns três, quatro dias e não arredar o pé de lá durante estes dias — o litoral sul e o extremo leste são os melhores lugares.

Informações ao viajante

Línguas: Islandês. O inglês é amplamente difundido
Moeda: Coroa Islandesa
Visto: Não é necessário

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."