João Pessoa, a capital da Paraíba, é um destino turístico do Nordeste brasileiro ainda em crescimento e desenvolvimento. A tranquilidade que só essa região do país tem aliada a praias, pontos turísticos e uma culinária de encher os olhos (e a boca) é um pouco do que João Pessoa pode proporcionar.

joao 1

O que fazer?

  • Praia de Tambaú – É famosa por ser uma das melhores praias de João Pessoa. Com uma boa infraestrutura turística, um imenso calçadão e ótimos restaurantes e hotéis, pode ter certeza que visitará a praia pelo menos uma vez! É onde é possível pegar um barco para conhecer as piscinas naturais, o passeio é comprado na areia mesmo e custa cerca de R$100 reais.
  • Centro Cultural São Francisco – O complexo abriga a Igreja de São Francisco, Convento de Santo Antônio e Museu de Arte Sacra. O local começou a ser construído no fim de 1500 e só terminou em 1700. Vale a pena prestar atenção em todos os detalhes de mármore, azulejos e ouro – em estilo barroco. A visita guiada, para entender melhor todos os objetos que estão no local custa por volta de R$10 reais.
  • Praia do Bessa – É uma praia menos badalada que todas as outras da região, com menos movimento e menos quiosques. O mar tem uma coloração esverdeada e a areia conta com uma enorme quantidade de coqueiros.
  • Estação Cabo Branco – Um espaço projetado por Oscar Niemeyer e dedicado a arte, ciência e cultura. São várias exposições e espaços dedicados a todas as idades, e está sempre mudando, então, vale a pena ficar atento ao site para saber o que vai estar acontecendo no seu tempo de passagem pela cidade.
  • Igreja de São Frei Pedro Gonçalves – A igreja fica no meio do centro histórico de João Pessoa. Construída em meados de 1840, é simples, mas cheia de charme e com uma vista linda para um rio!

shutterstock_85044907

  • Farol do Cabo Branco – É onde fica o extremo mais ao oriente da América. Tem um formato triangular e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. É utilizado apenas para marcar, não tem nenhum fim náutico.
  • Praia de Cabo Branco – A praia fica perto do Farol, e é mais lotada nessa região do que no resto de sua extensão. A faixa de areia é cheia de coqueiros e o mar tem uma coloração um pouco escura, mas é calmo e uma ótima ideia para um mergulho!
  • Casa dos Azulejos – É uma construção bem no meio do centro histórico de João Pessoa, e é toda revestida de azulejos portugueses (aqueles clássicos brancos e azuis). É aberta a visitação do público e hoje funciona como órgão administrativo do governo local.
  • Praia de Manaíra – É uma das praias urbanas mais famosas e movimentadas da cidade, a infraestrutura turística é ótima e o mar tem uma tom de verde que é muito convidativo a um mergulho!
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Sua construção foi toda feita no estilo barroco, toda em pedra e cheia de detalhes. Vale a pena a visita!

joao 3

O que/Onde comer?

Logo que se chega a João Pessoa dá para perceber que o difícil não é o que comer na cidade… Mas sim parar de comer! Os sabores da Paraíba são uma delícia e é impossível não se apaixonar por cada um deles – pratos típicos nordestinos, carne de sol, mandioca, peixes, camarões… Mas, não pode deixar de provar alguns pratos característicos da cidade, que tem nomes um tanto quanto engraçados. Suvaco de Cobra é carne de sol com milho e cebola. Gororoba de charque é tipo um escondidinho de mandioca com carne de sol. E um clássico que é a carne de sol com nata.

O Mangai é um dos restaurantes mais recomendados na cidade, por quilo e com uma enorme quantidade de pratos típicos nordestinos. Tábua da Carne é um dos melhores lugares para comer os pratos com carne de sol. O Nau é uma ótima opção para comer pratos com frutos do mar. O Canyon de Coqueirinho é uma ótima opção para comer pratos nordestinos em um ambiente super rústico. O Canoa dos Camarões tem um cardápio cheio de pratos com camarão, preparados de várias maneiras, uma delícia!

Hospedagem/Onde ficar?

João Pessoa não é uma cidade muito grande, então, escolher hospedagem não é uma das tarefas mais difíceis do mundo. A melhor região para ficar é Tambaú ou ainda Manaíra, que ficam perto de pontos turísticos, restaurantes, praias e tem ótimos hotéis. A melhor notícia é que as acomodações não são caras, então, dá para se hospedar muito bem sem pagar muito! Algumas opções são: Intercity João Pessoa, Smart Hotel e Aram Beach.

Quando ir?

É quente quase o ano todo no Nordeste, mas, vale a pena escolher bem a época de sua viagem. Verão é o período de alta temporada, quando os preços ficam mais altos, mas, é a melhor época para viajar e aproveitar tudo que a cidade pode proporcionar – então, se programe para escolher e reservar tudo com bastante antecedência.

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."