Porto Alegre é a cidade mais visitada (e capital) do Rio Grande do Sul. Uma enorme gama de atividades para fazer e de lugares a conhecer é o grande atrativo! Além de ser o ponto de partida para as amadas cidades de Gramado e Canela.

porto alegre 1

Porto Alegre

O que fazer?

Porto Alegre é o destino perfeito para um final de semana ou ou feriado, e, ainda para curtir antes e depois de conhecer as cidadezinhas da Serra Gaúcha.

O Centro Histórico é o grande marco 0, de onde todos os turistas partem para poder vivenciar mais a cidade, e que reúne uma série de atrações! O Mercado Público ainda é um dos grandes pontos turísticos da cidade, e principal ponto de compras de alimentos dos que moram por lá. O prédio é histórico e declarado Patrimônio Histórico da capital. Se quiser comprar produtos típicos da região, o lugar é aqui mesmo. A Praça Matriz é um ótimo lugar para passear também, já que foi lá que a cidade foi fundada, e é lá que ficam outros pontos turísticos que devem ser visitados, como o prédio do governo estadual, o Palácio Piratini, sede do poder executivo do governo gaúcho e a Assembleia do Estado. Também não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana, construída por volta de 1920, toda em estilo barroco. E de dar uma passadinha no Teatro São Pedro, o mais antigo da cidade.

poa 2

Catedral Metropolitana

Usina do Gasômetro é um dos cartões portais de Porto Alegre, uma antiga usina que gerava energia para a região. Hoje o prédio é aberto a visitação do público e um dos locais mais tradicionais para ver o por do sol, de frente para o Lago Guaíba. Além disso, conta com muitas exposições e manifestações artísticas dos moradores locais. O Museu Iberê Camargo é onde se pode ver mais do trabalho do artista plástico Iberê Camargo, cheio de exposições fixas e temporárias. O prédio também de uma bela vista do Guaíba.

Casa da Cultura Mário Quintana já foi usada como hotel, e como casa do famoso (e amado) poeta Mário Quintana – quem nunca ouviu o “eles passarão, eu passarinho”? Hoje é possível saber mais da vida do poeta, e ver ambientes como biblioteca e espaço de estudos. No último andar é possível ainda tomar um cafézinho com uma ótima vista da cidade! Aqui pertinho, não deixe de conhecer a Igreja Nossa Senhora das Dores, famosa por sua enorme escadaria.

E não dá para não passear nos famosos parques de Porto Alegre! O Parque Farroupilha é um dos mais famosos e mais frequentados pelos moradores locais, é super bonito, cheio de árvores floridas e um local que foi de extrema importância para a Revolta da Farroupilha. O Parque da Marinha fica perto do Guaíba e é outra ótima área verde para dar uma pausa nas atividades da cidade.

poa 3

Por do Sol no Guaíba

O estádio é outro ponto famoso da cidade! Não deixe de passar na Arena do Grêmio, do time da cidade, o Grêmio. E o Estádio Beira Rio, casa do Internacional e que serviu de palco para as disputas da Copa do Mundo de 2014. E, não deixe de dar uma passada no Bairro do Bonfim para conhecer os moinhos de vento bem de perto, onde fica um laguinho cheio de tartarugas, as crianças costumam amar a visita.

poa 4

Estádio Beira Rio

O que/Onde comer?

A grande atração da culinária do sul do país é o churrasco – as carnes fazem sucesso! O Constantino é um ótimo lugar para fazer uma refeição, e o local é super charmoso! O Bah Restaurante tem como principal ingrediente a carne, mas mistura com cozinha contemporânea para criar ótimas combinações. Cozy Gastronomia tem uma proposta mais moderna, com ótimos pratos e um ambiente mais descontraído. Iaiá Bistrô é um dos melhores restaurantes para encontrar pratos de diversas regiões do Brasil. A Lancheria do Parque é uma das lanchonetes mais tradicionais da cidade, que oferece muitas opções de lanches gostosos, além de um enorme buffet no almoço! O Café & Prosa é outra ótima opção para uma refeição, oferece buffet e várias opções a la carte, além de deliciosos salgados e pedaços de bolo.

Hospedagem/Onde ficar?

A hospedagem em Porto Alegre é uma parte importante da viagem – mas é claro que a gente já facilita isso para você! Os melhores bairros são: Moinho de Vento, Floresta, Cidade Baixa e Centro Histórico. Todos são bem localizados, tem fácil acesso e contam com bons restaurantes e demais comércios, além de terem ótimos hotéis. A melhor notícia é a que cidade tem um ótimo preço de hospedagem, então é possível se acomodar muito bem sem gastar muito! Algumas opções de hospedagem são: Ibis Budget Porto Alegre, Minuano Express Hotel, Hotel Continental Business e Umbu Hotel Porto Alegre.

Quando ir?

Porto Alegre é mais um daqueles destinos clássicos que podem ser visitados o ano todo, mas a capital é bem mais fria que a maioria das regiões do Brasil, então, dependendo do que você quer encontrar, vale a pena pensar na época em que se visita a capital! As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, então não há necessidade de se preocupar com uma época muito chuvosa. Mas, os meses mais quentes são os preferidos dos moradores da cidade, e que se tornam bem mais convidativos para caminhadas a pé ou ao ar livre!

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."