Tulum, no México, é um ótimo destino caso queira fugir do agito e hoteis all inclusive de Cancún. Um pedacinho mágico localizado na região de Riviera Maya. É a única cidade, e uma das últimas construídas e habitada pelo povo Maya. Estabelecida bem no litoral, com ruínas espetaculares a beira mar.

Dica Importante: Para receber as melhores ofertas de passagens aéreas, clique sobre os mensageiros aqui (Whatsapp e Messenger), siga as instruções e se cadastre. Ao final desse post, veja ofertas para este(s) destino(s).

Está cidadezinha na Península de Yucatan pode ser visitada no estilo bate-volta – devido a sua proximidade com a Playa Del Carmen e Cancún. Em Tulum, se prepare para ver uma autêntica cidade do México. O sol escaldante durante o ano inteiro, sua areia branca e macia além de suas águas verdes-cristalinas, já seriam ótimos motivos para visita-la. Porém junte isso a ingredientes místicos, aah Tulum…

sea-3185430_1920

Como chegar em Tulum

O aeroporto mais próximo é o de Cancún, a 120km de distância. As principais companhias que fazem o trajeto são:

  • LATAM – via Lima, Bogotá ou Cidade do México;
  • Aeroméxico – via Cidade do México;
  • Avianca – via Bogotá, Colômbia;
  • Copa Airlines – via Cidade do Panamá.

Ao chegar em Cancún, você pode alugar um carro e ir até Tulum, levando aproximadamente duas horas. Caso queira ir de ônibus, existem várias companhias que fazem o trajeto, e custa cerca de US$ 8.

tulum-2656540_1920

A estrada é excelente, duplicada e muito bem sinalizada. Saindo de Cancún, caso vá de carro, fique tranquilo! É praticamente uma reta, não tem como se perder, além de Playa Del Carmen estar no caminho, então aproveite e de uma relaxada por lá.

Onde se hospedar em Tulum

Na verdade, existem duas Tulums. Uma delas é uma cidadezinha (pueblo) e a outra é a Tulum praiana.

  • Tulum (Pueblo): Pequena vila, longe da praia, uma opção mais econômica para se hospedar, com hoteis mais baratos e mais simples, porém conta com energia elétrica o tempo todo. Não é tão bonito e charmoso, mas isso é relativo.
  • Tulum (beira-mar): Aproximadamente 15km de pura praia. Aqui é onde você encontra hotéis rústicos e charmosos, mais caros do que a região fora da praia, e não possuem energia elétrica, obrigando as hospedagens a usarem geradores, te dando mais conforto na sua estadia. Existe uma rua, atrás da praia (Carretera Tulum-Boca Paila, onde ficam as entradas/recepções dos hotéis), que foi virando uma vilinha ao longo do tempo, perfeita para você poder comprar lembrancinhas e comer em restaurantes bons.

Resumindo: Escolha o que achar que encaixa mais na relação custo x benefício e com o seu perfil.

O que fazer em Tulum

Curtir a praia e beach clubs

Ir até o Caribe e não curtir praia é a mesma coisa que ir até os Alpes suiços e não curtir neve. Aproveite as praias e se quiser curtir a badalação caribenha, vá em algum club. O Papaya Playa Project, é um hotel/balada que não hóspedes podem alugar cabaninhas nas areias por 500 pesos consumíveis (cerca de US$30 dólares), além de curtir uma música com Dj’s ao vivo. Caso não queira pagar, pode ficar em alguma mesinha do bar e curtir o ambiente, também é muito válido!

beach-2078782_1920

Conhecer o centrinho de bike

Alugue um bicicleta e faça tudo de bike! Vá aos restaurantes e atrações por perto pedalando, sinta a vibe do lugar.

Tour pelas ruínas de Tulum

Tulum foi a última cidade habitada por Maias, e é a única em frente ao mar. Muito porconta da água doce (subterrânea) e da abundância de comida. Morreram não apenas pelas guerras, mas também pelos alimentos que os espanhóis traziam (queijos, por exemplo) trazendo também novas bactérias. Depois disso ficou abandonada por quase 300 anos, quem habitava era a mãe selva. Para ver as construções maias, tem de pagar 64 pesos, mais um guia (caso você queira) para ir falando as histórias do lugar. Lá é onde fica o famoso “Castilho” um antigo farol e maior construção da cidade.

Nadar em frente ao Castilho

Quando você entra no sítio arqueológico, tem direito a ficar na praia – em frente ao castilho – e curtir sua beleza. Faça lindas fotografias com o cenário mar-castilho e aproveite os tours de snorkel ao redor da barreira de coral.

tulum-2006701_1920

Cenotes

É uma das coisas mais interessantes e bonitas do México. O Cenote Dos Ojos, é o mais famoso de Tulum. Trata-se de um sistema de cavernas submersas. São cerca de 60km de extensão, ou seja, é uma das cavernas submersas mais extensas do mundo. Lá você pode fazer snorkel, e será uma experiência marcante, pode acreditar.

cenote-280252_1920

Agora é com você! Partiu Tulum!

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."