Você viu aqui cincos dos melhores lugares do mundo para surfar, mas nada se compara a essa atração magnífica da natureza. Aurora boreal + neve + mar + surf. Sim é possível. Nas Ilhas de Lofoten, na Noruega, existe uma escola da prática esportiva no mar desde 2003. Quando visitei a Noruega estava tudo congelado, o mar era bem pouco agitado, mas a beleza natural de uma aurora boreal compensava. Agora se eu tivesse visto tudo isso que vou descrever talvez não estivesse aqui escrevendo. Conheça mais dessa vislumbrante viagem para o extremo ártico/norte do planeta.

Dica Importante: Para receber as melhores ofertas de passagens aéreas, clique sobre os mensageiros aqui (Whatsapp e Messenger), siga as instruções e se cadastre. Ao final desse post, veja ofertas para este(s) destino(s).

As Ilhas de Lofoten, que é formada por um conjunto de seis arquipélagos e uma delas: Borg, fica a Unstad Bay. Por lá o surf é conhecido desde 1963, quando os primeiros praticantes do país, Thor Frantzen e Hans Egil Krane descobriram a região após querem aprender a ficar de pé numa prancha sobre a água numa viagem para Sydney. Nos anos 90, houve ainda mais procura do lugar e hoje é um dos picos mais aventureiros para quem se joga no mar e encara suas ondas.

Na escola de Unstad, o mais ao norte do globo terrestre, reune iniciantes e profissionais de surf, mas também oferece aulas para pratica de escalada, pesca esportiva, snowboard, skate e esqui. E, junto com ele, vem a aurora boreal embelezar ainda mais as aulas. Ela funciona normalmente no verão, onde as temperaturas do mar variam entre 15ºC e 2ºC, mas tem outra facilitador: luz solar “eterna”, pois o sol não se põe durante quatro meses nessa época do ano por lá. No inverno, depende muito da demanda, já que esfria muito mais, eu por exemplo, fui no inverno deles e peguei temperaturas abaixo de -20ºC em Tromso.

A ilha de Borg também abriga um belíssimo museu em formato de barco viking onde se conhece mais do lugar. Para saber mais da escola em Unstad Bay, acesse o site. Para chegar mais rápido, o jeito é pegar um avião na capital Oslo até Bodo, após lá pegar outro até Leknes que é o mais perto da baía, chegando lá tem várias opções de transporte para Unsted.

Outra opção para apreciar a beleza natural das ilhas é pegar um navio em Bodo, o Hurtigruten, e aproveitar as quatro horas de viagem, depois que desembarcar em Stamsund ainda enfrentar 30 minutos de carro/táxi ou ônibus.

Abaixo algumas fotos de Lofoten e Unstad Bay.

Vista da Unstad Bay com a aurora boreal

Vista da Unstad Bay com a aurora boreal

Ondas com neve!

Ondas com neve!

Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."
Gustavo Fundador
"Utilize os filtros abaixo para encontrar sua viagem com mais facilidade. Os valores apresentados já incluem todas as taxas."